Os flip-flop podem armazenar durante o período em que sua entrada de clock for igual a 0, um bit apenas (saída Q). Porem quando necessitarmos guardar uma informação de mais de um bit, o flip-flop irá tornar-se insuficiente. Para isso costuma-se utilizar um circuito que denominado Registrador de Deslocamento (Shift Register) . Trata-se de um certo número de flip-flops tipo JK mestre-escravo ligado de tal forma que as saídas de cada bloco sejam aplicadas nas entradas J e K respectivas do flip-flop seguinte, sendo o primeiro com as entradas ligadas na forma de um flip-flop tipo D. A figura abaxo representa um Registrador de Deslocamento generalizado para N+1 bits.
CONVERSOR SÉRIE-PARALELO
Chamamos de informação paralela a uma informação na qual todos os bits se apresentem simultaneamente. Na informação em série, os bits se apresentam sequencialmente, um após o outro.
No conversor série-paralelo, uma informação em série aplicada na entrada ES, desde que devidamente sincronizada com os pulsos de clock, será posta nas saídas S0 a S3 após o 4º pulso de clock.
Supõe-se, por exemplo, que, em determinado instante, a entrada série ES seja 1. Assim, no flip-flop 3 ocorre J = 1 e K = 0. Na próxima transição (descida) do clock, esses valores estarão nas saídas Q e Q do mesmo flip-flop (3). E, então, S3 = 1. Na transição seguinte do clock, esse valor será, pelo mesmo processo, transferido para a saída S2 porque as entradas do flip-flop 2 são as saídas do flip-flop 3. E assim sucessivamente.
Portanto, a cada pulso de clock, a informação se desloca da esquerda para a direita, razão do nome registrador de deslocamento.
Portanto, a cada pulso de clock, a informação se desloca da esquerda para a direita, razão do nome registrador de deslocamento.
CONVERSOR PARALELO-SÉRIE
Um arranjo similar ao registrador de deslocamento pode proporcionar a operação inversa, isto é, a conversão de uma informação paralela em serial. O esquema é dado na figura abaixo, com o uso de flip-flops com entradas preset e clear.
Na situação inicial, clear = 1 e habilitar = 0. Para iniciar o processo, dá-se um pulso 0 em clear (zerando todos os flip-flops) e depois um pulso 1 em habilitar. Quando habilitar = 1, se uma entrada E for 0, o respectivo PR será 1 e o flip-flop terá valor 0 devido à limpeza anterior.Considerando ainda habilitar = 1, se uma entrada E for 1, o respectivo PR será 0, o que faz a saída do flip-flop 1. Assim, essa operação transfere os dados das entradas paralelas para os respectivos flip-flops. De forma similar ao tópico anterior, os pulsos de clock deslocam a informação para a direita e a forma serial estará presente na saída S.
fonte:http://www.mspc.eng.br/eledig/eldg1130.shtml
fonte:http://www.mspc.eng.br/eledig/eldg1130.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário