segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Flip-Flops JK

O FF tipo JK é o circuito FF RS com portas AND de 3 entradas conforme a figura abaixo, isto é,
com retorno das saídas para a terceira entrada.
Nota-se que, à direita da linha vertical tracejada, o arranjo é o mesmo do RS básico e, portanto, os valores informados na tabela de análise abaixo são os correspondentes à tabela de verdade do RS (considerando CK=1). 

JKm (Qa)n (Qa)SRQ
001000Qa
000100Qa
0110000
0101010
1010101
1001001
1110101
1101010
Simplificando, fica:

JKQ
00Qa
010
101
11Qa


Flip-Flop JK com entradas Preset e Clear
O FF JK poderá assumir os valores Q=1 ou Q=0 mediante a utilização das entradas Preset (PR) e Clear (CLR). Essas entradas são inseridas no circuito, conforme a figura abaixo:
As entradas Preset e Clear não podem assumir valores zero simultaneamente, pois acarretaria a saída de uma situação não permitida. A entrada Clear é também denominada de Reset.


Flip-Flop JK mestre-escravo
 Na realidade, são dois flip-flops em cascata, o escravo segue o mestre.
Supõe-se que o clock esteja inicialmente no nível zero. Nessa condição, o bloco mestre está inativo e variações nas entradas J e K não produzem mudanças na saída.
Quando o clock passa para 1, o circuito escravo é bloqueado, mantendo a saída Q anterior. Variações nas entradas produzem variações em Qm e Qm, mas não afetam a saída porque CK é zero.
Quando o clock passa para zero, o mestre é bloqueado e o escravo, liberado. Assim, ele assume a saída correspondente ao estado anterior à transição.
A tabela da verdade é a mesma do tipo anterior.


Flip-Flop JK mestre-escravo com entradas Preset e Clear
Nota-se que as entradas Preset e Clear, por estarem ligados simultaneamente aos circuitos Mestre e Escravo, atuam independentemente da entrada do clock. Apresenta a mesma tabela da verdade do FF JK com entradas Preset e Clear.
fonte: http://www.mspc.eng.br/eledig/eldg1120.shtml
          Elementos de Eletrônica Digital - Capuano/Idoeta - Editora Érica

Nenhum comentário:

Postar um comentário